31 de jul. de 2006

Xadrez: Cor sim, cor não

Ontem aprendi a jogar xadrez. Para mim xadrez era um jogo que vilões russos jogavam enquanto bolavam planos ardilosos.

Também acreditava xadrez era um jogo que pessoas com cérebros grandes jogavam para ficar com o cérebro maior ainda.
Não estava errada: Vilões russos geralmente arquitetam planos cruéis jogando xadrez e pessoas ficam com o cérebro expandido ao jogar tal jogo.

Então, como o sonho da minha vida sempre foi ser uma vilã russa com um cérebro ardilosamente imenso, quis aprender a jogar. Pedi ao meu namorado com cérebro gigante e espírito de vilão russo para me ajudar.

Fiquei surpreendida em saber que existe um troço tão simples e tão complexo ao mesmo tempo.

Incrível manual de xadrez simplificado:

Peão: Assim como um peão de obra, o bichinho só anda pra frente e só come farofa nas beiradas. Mas se chega lá na frente, vira um emergente. Prova que o estudo e instrução podem transformar você em uma torre, quem sabe.

Torre: A torre me lembra um advogado. Tá lá para proteger o Rei e seu movimento é meio assassino. "Assina aqui e aqui, paga 30% e eu salvo seu traseiro".

Bispo: O bispo anda de lado porque não fica de costas para ninguém. Assim ele vê o que as pessoas andam fazendo ali no tabuleiro. Ele pode fingir que não é com ele ou armar uma inquisição completa. Com a bíblia na mão.

Cavalo: Todo cavalo é amigo, bonitinho, ágil, veloz e corta caminhos pulando a cabeça dos outros com graça e delicadeza. Mas dá coices e caga no seu quintal. Posso dizer que caga até demais. Cavalos podem ser uma grande ameaça. L de Lambança ou L de Louvor?

Dama: A pomba gira em pessoa. Me identifico com a rainha, talvez por ser a única mulher em jogo. Como em street-fighter eu só escolhia a Chun-Li, no xadrez minha rainha também tem que se impor dando flying kicks para todos os lados.

Rei: Um gordo inútil que só se esconde e vale o seu jogo todo. Dá desgosto de ficar defendendo esse panaca, mas fazer o quê? Por mim o rei seguraria uma espada e sairia dando porrada pelo tabuleiro. Juro que ainda vou armar uma jogada suicida com este puto e ganhar o jogo com ele. Ameaçar rei com rei. Será que isso é possível?

Agora que conheço o jogo dos russos cabeçudos vou tomar gosto pela coisa e acabar dominando o planeta.
Com um vestido xadrez.



"Can you please move your Knight so I could fuck your Queen?"