6 de nov. de 2006

As seen on TV!

Infomercial. Todo mundo já viu, ou quem sabe já comprou alguma inutilidade ludibriado pelo poder hipnotizante de um. Meia-calça indestrutível, Ambervision, Máquina de fatiar legumes, Iscas de pesca (Banjo Minnow), AB Toners...

Conheci uma pessoa que não podia assistir a um infomercial sem comprar alguma coisa. E de repente, você descobre na casa do sujeito uma coleção de fitas "Seqüência de Exercícios para os Músculos Faciais, Vol. 1", ou abria uma gaveta e dava de cara com 800 iscas de silicone para pesca de polvos selvagens da Mauritânia, sendo que o cara nem vara de pescar tinha. Oh sim, ele possuía um Ambervision. Óbvio.

Infomerciais são forçados, mal-dublados, com depoimentos falsos e captação tosca de imagens. Tudo para você rir sem parar e quem sabe até cogitar adquirir o milagroso spray eliminador de pêlos.

O ruim é quando inventam de falar "cientificamente" e colocam termos para convencê-lo de que aquele produto é uma grande descoberta tão revolucionária quanto as máquinas a vapor. Sua vida, o planeta e o universo nunca mais serão os mesmos.

Pois lá estava eu assistindo um infomercial de um maravilhoso shampoo contra queda capilar. Olha as pérolas que o narrador dizia, enquanto imagens buscadas no google de pessoas carecas e de propagandas da L’oreal.

Apresentando o Tratamento Capilar Francisco Alves (eu transcrevi alguns trechos, literalmente retirados da TV):

“Você sabia que queda de cabelo não é genética? É emocional!
Os cabelos agem tal qual um pára-raio de nossas emoções!
Prova disso é quando você passa por uma grande emoção ou reencontra uma pessoa querida, os pêlos de nosso braço arrepiam-se “todo”!

E o site então?

Começa trágico:

“Seborréia, a causadora do grande mal que atinge a humanidade: A QUEDA DE CABELO! “

E eu aqui achando que era o câncer ou o fanatismo religioso, mas eu não sei de nada mesmo.

Me encantei com um tal de Gel Pé:

“GEL-PÉ é um produto magnetizador que ao ser aplicado cria uma energia magnetizadora que sobe dos pés até o couro cabeludo, monitorando, tratando/monitorando todo o corpo e organismo”.

E você tem que acreditar neste poder que sobe seu corpo inteiro:

“Gel Pé ajuda (...) até na contemporização calórica, pois ele torna-se um inter ligador energético ativando e atuando em todo o corpo, organismo, músculos e nervos, assim atuando ele ajuda a eliminar até 90% das doenças"

Veja bem: Você passa um gel no seu pé e magnetiza seu corpo para controlar melhor seu organismo. Um gel magnético. No seu pé. E o site continua explicando que andar é o melhor remédio, porque “todo o organismo está interligado nos pés”. Isso não é cientifico, é? Ahn? O povo acredita? Ah, acredita. Como você ainda acredita que tomar sorvete enquanto está menstruada faz mal.

Assim, quem é este Francisco Alves? O sujeito criou a cura para todas as doenças do mundo e colocou em um pote de gel e ninguém deu bola! O site informa: “Francisco Alves é brasileiro natural de Minas Gerais”. E tem o Instituto em nome dele. E eu nem conhecia o Francisco! Uma celebridade nacional.

Injustiça o nome deste homem estar fora do Panteão dos heróis da humanidade.

Mas espere! Se você ligar agora ainda ganha esta maravilhosa caneta somente para assinar cheques! Não perca tempo!