13 de nov. de 2008

Meime do Proust

Meu excelentíssimo cônjuge sugeriu que eu fizesse o famoso "Teste do Proust". Não aprecio muito entrevistas, muito menos aquelas feitas a mim por mim mesma. Mas fiz. Não me pergunte a razão, enquanto você lê isso eu já estou em outro lugar fazendo outra coisa. E inclusive em alguns dias as respostas poderiam mudar.

1. Qual é a sua maior qualidade?
Divertida. Não "palhaça", mas divertida. Eu tento, vá lá.

2. E seu maior defeito?
Sou violenta. Em tudo.

3. A característica mais importante em um homem?
Coragem.

4. E em uma mulher?
Coragem.

5. O que você mais aprecia nos seus amigos?
Irmandade.

6. Sua atividade favorita é…
Rir. Ahn... Gozar. Gozar vai, a palavra vale por dois.

7. Qual a sua idéia de felicidade?
Ficar calma. Ficar calma por algumas horas seguidas (dormir não conta).

8. E o que seria a maior das tragédias?
Não ter feito diferença alguma na vida de ninguém. Nem na minha.

9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?
Deborah Harry (em início de carreira, hoje ela está um tanto gagá)

10. E onde gostaria de viver?
Onde valha a pena abrir a janela. Onde eu possa beber à noite, voltar pra casa andando, acordar com um dia ensolarado. Onde as pessoas sorriam de volta pra mim. Onde não tenha mendigos na porta do meu apartamento jogando bituca de cigarro no meu pé.

11. Qual sua cor favorita?
Púrpura.

12. Uma flor?
Tulipa vermelha

13. Um pássaro?
Andorinha azul, daquelas que fazem imensas revoadas ao entardecer

14. Seus autores preferidos?
Machado, Lovecraft, Borges, Palahniuk, Singer, Orwell, Asimov e mais um monte de autores de histórias em quadrinhos que eu não vou colocar aqui senão vão me acusar de iliterata. Acho que já vão porque não tem nome russo o suficiente.

15. O os poetas que mais gosta?
William Blake e Cecília Meirelles (a Cecília é mais pela infância mesmo, hoje não acho nada demais)

16. Quem são seus heróis de ficção?
Capitão Nemo, John Constantine, Dirty Harry, Bond, Rick Deckard e Lobo Mau

17. E as heroínas?
Judite (bíblica), P'Gell, Blanche DuBois, Laura Madison e Paulina Bracho

18. Seu compositor favorito é…
Pyotr Ilyich Tchaikovsky no clássico. No "normal", must admit, Prince.

19. E os pintores que você mais curte?
Caravaggio, Klimt, Schiele, Rafael, Goya, Paul Klee, Degas, Rembrandt, Rockwell, Hooper, Liberatore (ilustrador vale? senão a lista vai ficar ridícula de grande)

20. Quem são suas heroínas na vida real?
Por me ensinarem que a vida não pode ser desperdiçada, minhas falecidas avós.

21. E quem são seus heróis?
Winston Churchill e Elvis Presley. O Elvis tinha que estar nessa lista em algum lugar.

22. Qual sua palavra favorita?
Lascívia. Até babo pra falar.

23. O que você mais detesta?
Perder o controle. Não, gente escrota... É, seria "perder o controle com gente escrota".

24. Quais são os personagens históricos que você mais despreza?
Marx, Lênin, Stalin, Osama Bin Laden, Mao Tse Tung, Hitler, Bokassa, mais uma porrada de imbecil que se auto-entitulou salvador de alguma coisa.

25. Quais dons naturais você gostaria de possuir?

Serenidade.

26. Como você gostaria de morrer?
Sonhando.

27. Qual seu atual estado de espírito?
Batalha naval. Isso é um estado de espírito?

28. Que defeito é mais fácil perdoar?

A distração

29. Qual é o lema da sua vida?
Hoje seria "aqui memo eu bebo, aqui memo eu caio".