10 de jul. de 2006

Clarqui Quente

Sábado pude rever Super-Homem, o primeiro original com Cristopher Reeve.
Superman é um dos "übers-alguma-coisa" mais chatos de todos. Ele tem poderes demais. A identidade secreta dele é uma piada:
- "Olhe só vou pentear o cabelo de lado e colocar óculos! Pronto sou Clark! Agora, gomex no cabelo pra trás, uma mecha em formato de S na frente, tiro os óculos... Ha! Sou um gênio, ninguém vai me reconhecer".
Me poupe! E a voz? Ele muda a voz? Será que é tipo He-Man?

Adendo: A tranformação mais ridícula do mundo é a do He-Man. Príncipe Adam usa roxo e lilás, meia calça e cuequinha pra fora. É branquelo tem voz fina. Então quando vira He-Man (o "ele-homem") fica bronzeadão, anda com uma cueca de pele de javali do mato, aquela voz engrossa barbaridade... Há algo muito distorcido nisso, não há? Nada recomendável para crianças.

Voltando...
Se o Clark Kent colocasse um bigode quando se transformasse em Superman, adicionasse uma peruca loira chanel, um conjunto estampado com temas tropicais ninguém o reconheceria. Tá, seria patético, mas espere: O uniforme dele original já não é? Tipo, collant com capa? Hahn? Todo mundo já se modernizou. Ele insiste com aquilo. Mas que diabos! Aquele conjunto não reflete os valores americanos.

Eu digo, imagine você sendo salvo por um sujeito de collant. Lembra do Ballet Bolshoi que domingo à noite às vezes aparecia na Globo? Aquele monte de marmanjo saltitando com um "volume" estranho no meio do caminho? Gracioso? Heróico? Não, com toda certeza.

Agora, a o que aconteceria na vida real: Lá está você pendurado no 23º andar, um incêndio toma conta do edifício. Vem um sujeito de collant voando e te agarra, fica roçando aquele negócio nas suas costas. Você se sente a salvo? Se sente seguro? Não meu amigo, você se sente violado. Mesmo que exista uma fina camada de super tecido alienígena entre vocês, a palavra "fina" deve ser considerada.

Seria uma tática para desviar a atenção do inimigos? Desviar a sua atenção? Seria este o segredo de Superman? Será que ele é tão confiante em seus atributos físicos que, ao compreender que todos aqueles que dirigem seus olhos a ele estão olhando para a "super-piroca", ele fica seguro de sua identidade secreta?