10 de ago. de 2007

Estafa

Vieram me perguntar do "Cansei". O quê eu acho deste movimento de fazer cara de chuchu e dizer "cansei de tanta corrupção" e coisa e tal.

Vou dizer uma coisa. Movimentos do tipo Sou da Paz, Cansei e derivados no fundo não me dizem nada. Direi por quê: O Cansei se diz sem contrariedades políticas. Ou seja, você diz que está cansado da corrupção no governo e não DO governo.

Amores, a situação é bem simples. Não adianta fazer sinal de pombinha com as mãos e nem dizer "canfei". Por um simples motivo: Se você cansa de um tipo de política você precisa apoiar a oposição ou surgir com algo melhor. Sabe o que acontece nesse país? Ninguém aponta o dedo de verdade para um partido e fala "vocês são uns merdas". Aqui neste país a tão temida direita não existe. Ela não faz diferença. Não há contrariedade de idéias com a esquerda. Planos de governo são iguais para os PMDBistas e PTistas. Só mudam os nomes e as cores.

Se você diz "cansei de corrupção" é porque você afirma que o governo é corrupto. Seja ele qual for. Mas como mudar o governo? Fazendo sinal de pombinha e levantando cartazes escritos "cansei"?

Não.

Para mudar algo de verdade é preciso que pessoas cansadas dessa realidade tenham consciência política séria. As pessoas temem política em geral. Eu mesma temi durante muito tempo, achava um porre. Mas para ser coerente com minha convicções, vi que política é fundamental.

O que são partidos, opiniões? Como e quem são as pessoas que fazem as leis neste país? Pra onde vai a caralhada de imposto que eu pago? Porquê o Renan Calheiros não senta em um nabo?

São tantas perguntas que acabam ficando sem resposta por falta de interesse. Você está cansado, uau, parabéns. Estamos todos cansados. O Brasil é um país tão cansado que o povo tem preguiça de pensar antes de votar.

Nunca vou me esquecer do escândalo do "eu não sabia" do fim da última eleição. Nosso atual presidente teve seu assessor envolvido em um clime eleitoral digno de cancelamento das eleições. Mas ninguém viu, ninguém vê. Corrupção não é perdoável, mas assim, de repente, ficou sendo. Ninguém sabe votar. Ninguém quer votar. Ninguém quer discutir política sem torcer o nariz. Mas todo mundo sabe colocar a culpa nos políticos.

Olha meu bem, cê tá cansado?

Aprenda a votar, entenda moral, ética e civilidade. Entenda um pouquinho de política também. Assista TV senado e chore um pouco. Sinta raiva sim, chame todos de uns merdas. Mas saiba sugerir novos planos, saiba discutir soluções reais e POLÍTICAS e não com festinha, passeata e cartaz de cartolina. Do contrário, de nada adianta.

Se não quer entender política, fica cansado aí no seu canto e não me encha o saco fazendo sinal de pombinha.

CANSEI DE SER MILITAR, VOU VIRAR UMA FLOR!