14 de ago. de 2007

Quem cala consente

Sábado estava em uma loja com meu irmão. Enquanto ele olhava os DVD's fui me esbaldar na seção de maquiagens. Por quê batom e sapatos nunca são demais? Por quê eu tenho 6 batons vermelhos iguais, mas diferentes?

Bom, voltando à situação, eu vi um batom lindo da Maybelline que estava em promoção. Uma etiqueta vermelha saltando fora da gôndola anunciava R$6,99. Pensei "Uau, seis reais, que barato!"

Sim, se eu vejo o noventa e nove arredondo para menos como todos os lojistas querem que eu faça. Coloquei o batom na minha cestinha. Dei mais uma volta pela loja, peguei mais umas porcarias e fui pagar no caixa. Quando a mocinha de coque nos cabelos passou o batom olhei para o preço que acusava na telinha. R$ 14,99. Hã?

- Eh, com licença, não é esse o preço que apareceu na prateleira.
- Não? A senhora quer que eu chame o rapaz para conferir?
- Por favor. Na prateleira mostrava seis e noventa e nove, por isso eu peguei.

O rapaz chega. Vai e volta com meu batom na mão.
- É, está seis e noventa e nove.
A moça do caixa:
- Mas está registrado na leitura outro valor, vou chamar o gerente.

O gerente com o cabelo penteado com gel pra trás chega. Pega o produto. Passa no leitor eletrônico. 14,99. Olha pra minha cara. Eu digo:
- Olha tem outro valor marcado lá.
O gerente se dirige à seção de maquiagem. Eu vou atrás. Preciso confirmar que não sou mentirosa e que não gosto de ser enganada.

Vejo de longe a etiqueta R$6.99. Já sorrio pensando algo como "bom, devem ter esquecido de registrar a promoção no código". O gerente olha a etiqueta. Olha o batom. Olha a etiqueta de novo. E olha pra mim:
- Olha, aqui na etiqueta está escrito seis e noventa e nove, mas embaixo, se a senhora tivesse lido, veria que este preço só é válido para a cor "rosa malva" e essa que você quer comprar se chama "Coral".
- Hã, escrito onde?
- Aqui ó.
E aponta para letras minúsculas, onde algo está escrito de maneira ilegível e abreviada para que, caso você consiga ler aquilo com uma lupa, ainda não desvende o que quer dizer.

- Mas isso está errado. Vocês deviam ter anunciado que a promoção só era válida pra uma cor específica. Eu não consigo ler estas letras e está tudo abreviado. O que quer dizer "ba. ma. ros.mau"?
- Batom Maybelline Rosa Mauve.
- Mas porque vocês não explicam melhor?
- Está na etiqueta, era só olhar.
- Mas... Isso não está claro para mim. Eu sou uma pessoa alfabetizada, fiz faculdade, e não entendo o que diabos quer dizer "bamarosmau". Isso não significa nada. Vocês inventaram uma língua específica aqui dentro da loja? Vocês falam nesta língua única e especial entre si? Eu tenho que aprender esta língua pra fazer compras na loja? Eu sou analfabeta no idioma que você inventou, desculpe.
- A senhora ainda quer levar o batom?
- Eu não sei. Só acho que vocês podiam ser mais honestos com os clientes.
- Está escrito na etiqueta.
- Mas... Hã?

Minha vontade era de dizer "você acha que eu tenho cara de idiota?".
Mas sabe, fiquei com medo da resposta.
Provavelmente seria "Acho".


PS: Oh sim, eu levei o batom. Apesar de tudo, é um tom de vermelho que eu ainda não tenho. Agora tenho 7 batons vermelhos na minha caixa de maquiagem. Ei, eu juro, são vermelhos mas diferentes entre si! Ou não. Ah, deixa pra lá.